Poço artesiano é aquele que jorra água espontaneamente e semi-artesiano é o que necessita de um equipamento de bombeamento para que a água seja retirada.

Perguntas Frequêntes
Poços artesianos não utilizam bomba de água porque são jorrantes. A maioria dos poços são semi-artesianos e utilizam bomba submersa, que apresenta grande eficiência e é instalada dentro da lâmina de água do poço. Poços rasos admitem outras alternativas menos onerosas (bombas injetoras, bombas centrífugas e outras). A escolha do tipo de bomba depende da profundidade em que ela será instalada, da vazão desejada e o seu dimensionamento correto deve ser feito por um técnico capaz de levantar e analisar todas as informações disponíveis. Saiba mais em bombas submersas e equipamentos.
São as sondas perfuratrizes. Podem ser rotativas, mais adequadas para perfuraçao em sedimentos; percussoras, para perfuração em rochas e as rotopneumaticas, que por serem mais modernas tem recursos para perfuracão em qualquer tipo de formação geológica. O que determina o uso de uma ou outra é o porte do poço, profundidade, geologia, condições de acesso e dimensões da área escolhida.
Também chamados de “poço caipira”, “cacimba ou cisterna”, são poços rasos, que captam a água subsuperficial do lencol freático, que é a reserva de água subterranea mais próxima da superfície. São comumente perfurados em zonas rurais ou em áreas de acesso restrito aos equipamentos.