Documentação
Informe-se aqui sobre perfuração de poços artesianos, mas se preferir, ligue, pergunte e conheça nosso jeito de trabalhar.
Informe-se aqui sobre perfuração de poços artesianos, mas se preferir, ligue, pergunte e conheça nosso jeito de trabalhar.
Perfuramos poços artesianos e semi-artesianos de acordo com
as normas técnicas recomendadas pela ABNT, para empresas, condomínios e propriedades particulares, urbanas ou rurais,
em várias regiões do país.
A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano é uma obra de engenharia civil e de geologia, construída abaixo do nível do solo, utilizando processos, tecnologia e equipamentos similares aos usados na perfuração de poços de petróleo. O poço artesiano ou semi-artesiano é, do ponto de vista técnico, um poço tubular profundo. A perfuração de um poço tubular profundo exige cuidados construtivos normatizados pela ABNT – Normas Técnicas nos. 12.212 e a 12.244.
Na perfuração de um poço tubular profundo, artesiano ou semi-artesiano são utilizados ferramental e equipamentos de grande porte, como as sondas perfuratrizes rotopneumáticas, mais eficientes que as antigas sondas percussoras ou rotativas, e que constroem com maior precisão os 3 tipos de poços: em sedimento, em rocha ou misto.
Poço cacimba, também conhecido como poço caipira ou cisterna, não é um poço tubular profundo. Cavado manualmente é feito para captar e armazenar a água do lençol freático, que é a camada permeável mais superficial do solo por onde penetra a água de chuva. Por isto o nível de água deste tipo de poço varia conforme o volume de chuva. Atende a importantes necessidades de abastecimento quando não há outra alternativa, mas tem restrições sanitárias que limitam seu uso.